img_8249

O ministro das Obras Públicas e Ordenamento do Território, Manuel Tavares de Almeida, reafirmou esta sexta-feira, no Bailundo (Huambo), o compromisso do Governo em construir cidades com qualidade de vida e dignidade humana.

Disse que o Executivo tem a visão de transformar o território em cidades resilientes, inclusivas e ambientalmente acolhedoras.

O ministro fez tais declarações pouco depois de o Presidente da República, João Lourenço, ter inaugurado e descerrado a placa inaugurativa da centralidade da Halavala, no município do Bailundo, com três mil e cinco residências.

Explicou que as centralidades, com infra-estruturas integradas, no âmbito do Programa Nacional do Urbanismo e  Habitação, evidenciam a capacidade do Governo angolano de melhorar a oferta habitacional.

Manuel Tavares de Almeida disse que a centralidade de Halavala, acabada de inaugurar, vai atender mais de 21 mil habitantes.

Acrescentou que o projecto gerou mais de três mil empregos directos durante a sua construção.

A centralidade contempla também 210 estabelecimentos comerciais, espaços verdes, infra-estruturas de apoio, designadamente a subestação eléctrica, sistema de captação, distribuição e reservatório de água potável e de tratamento de águas residuais.

Referiu-se ainda a existência de centro de saúde, jardins-de-infância, centro infantil, duas escolas e instituto técnico profissional, esquadra policial, campo de futebol e outros espaços de lazer.

Trata-se do terceiro projecto habitacional género construído na província do Huambo, depois do Lossambo, inaugurado em 2017, com 2009 moradias, ocupadas por mais de 14 mil pessoas, e Fernando Faustino Muteka, à disposição desde 2020, no município da Caála, com 4001 residências e previsão para beneficiar 28 mil habitantes.

img_8599