1sem_titulo-1

O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem, informou, esta terça-feira, em Luanda, que o país contará, ainda este ano, com um Centro de Monitorização e Gestão do Espectro Radioeléctrico para a monitorar as interferências nos sistemas de telecomunicações.

O governante, que prestou esta informação na abertura do Fórum Tech Hub 2022 sobre tecnologias digitais em África, sublinhou que o centro monitorizará as interferências que possam surgir não só nos operadores de telecomunicações, como em diferentes sectores.

A nível do mercado das telecomunicações electrónicas e do papel da contínua necessidade de monitorar e regular o sector das telecomunicações, o ministro indicou que o centro vai ajudar a controlar as comunicações na aviação civil e militar, no serviço marítimo, na utilização de frequências de radiodifusão e de comunicações, nos serviços especiais de comunicações adstritas aos órgãos de defesa e segurança, entre outros.

O evento, que decorre sob o lema "A Liderança de Angola para a Transformação Digital em África”, é realizado pelo Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MTTICS), em parceria com a Internet Tecnology Angola (ITA), por ocasião do Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação, que hoje (17) se assinala.

Participam no certame, representantes do ecossistema das Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) em Angola e outros países.

O Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação é comemorado todos os anos a 17 de Maio, desde 1969, para celebrar a Fundação da União Internacional das Telecomunicações (ITU) e também a primeira assinatura da Convenção Internacional de Telégrafo, em 1865.