biden

O presidente norte americano, Joe Biden anunciou hoje, em Elmau, Alemanha, a implantação de sistemas de produção de energia fotovoltaica em Angola.

O programa faz parte de uma parceria público-privada, anunciada pelo Estadista Americano, Joe Biden, a margem da cimeira do G7, que decorreu na Alemanha.

A parceria prevê a mobilização de US$ 200 bilhões em capital público e privado, como doações, investimento Federal e do sector privado, nos próximos cinco anos para a construção de infraestruturas e investimentos globais em todo o mundo.

Alguns projetos iniciais anunciados domingo incluem a tecnologia solar em zonas rurais de Angola, a fabricação de vacinas no Senegal e um cabo submarino de telecomunicações ligando Cingapura à França, passando pelo Egito e pelo Chifre de África.

Na tarde deste domingo 26, Biden, ao lado dos líderes do G7, disse que os programas de investimento em infraestruturas voltado para países de baixa e média renda, visa oferecer melhores opções para que os governos ao redor do mundo invistam em infraestruturas que melhorem as vidas das populações, proporcionando ganhos reais para todos e não apenas para o G7, disse Biden.

Os EUA e Angola estabeleceram relações diplomáticas formais em 1993. O sector da energia está no centro das relações angolano-americanas.

Desde 2002, os objectivos da política externa dos Estados Unidos da América em Angola têm sido promover e fortalecer as instituições democráticas, promover a prosperidade económica, melhorar a saúde e consolidar a paz e a segurança.

Os EUA participaram ainda, em parceria com Angola, na remoção de minas terrestres.