NASA dá as boas-vindas a Angola como mais novo signatário dos acordos Artemis
O governo angolano assinou na quinta-feira, em Washington, D.C. (30), os Acordos Artemis, da NASA, que estabelecem uma série de regras para a exploração lunar, anunciou a Casa Branca.
Os Acordos Artemis, liderados pela NASA, descrevem uma visão compartilhada de princípios baseados no Tratado do Espaço Exterior de 1967, para criar um ambiente seguro e transparente.
Trata-se de acordos que promovem uma visão comum da exploração espacial "para o benefício de toda a humanidade", em que os EUA e os seus parceiros no Artemis estabeleceram a meta de explorar a Lua e, porteriormente, viajar a Marte.
O Programa Artemis foi desenvolvido para aplicar um compromisso de longa data com actividades seguras e sustentáveis.
Os primeiros países africanos a aderir aos acordos, um quadro multilateral estabelecido por iniciativa dos EUA, com a participação de muitos outros estados, foram a Nigéria e o Rwanda, em Dezembro de 2022.
Espera-se que mais países assinem os Acordos Artemis nos próximos meses e anos, à medida que a NASA continua a trabalhar com os seus parceiros internacionais para estabelecer um futuro seguro, pacífico e próspero no espaço.
Trabalhar com parceiros novos e existentes acrescenta nova energia e capacidades para garantir que o mundo inteiro possa beneficiar da nossa jornada de exploração e descoberta.