c29f63e3-a2fc-4c50-b09a-459a5c8a3057

O Presidente da República, João Lourenço, reuniu-se na semana passada (25), em Luanda, com o secretário de Estado americano, Antony Blinken, no quadro da parceria estratégica entre os dois países.

No final da audiência, não foram prestadas informações à imprensa sobre a conversa, de quase uma hora, mantida com o dirigente americano, que chegou na noite desta quarta-feira à capital angolana, na sequência de um périplo pelo continente africano, que o levou a Cabo Verde, Nigéria e Côte d'Ivoire.

O encontro ocorre depois de o Chefe de Estado angolano ter-se reunido, em Novembro do ano passado, na Casa Branca, com o homólogo americano, Joe Biden.

Na ocasião, os dois países estabeleceram uma parceria sustentável em sectores-chave, como os da agricultura, do comércio, das telecomunicações, das energias renováveis, da refinação de petróleo, da exploração do espaço e da defesa e segurança.

Os EUA comprometeram-se a investir 250 milhões de dólares no Corredor do Lobito, para ajudar a tornar real o projecto de circulação massiva de mercadorias entre Angola, República Democrática do Congo e Zâmbia.

Prometeram igualmente investir no sector das energias renováveis, com um pacote de USD 900 milhões. JFS/VC

BLINK_PR.JLO-ANGOLA