Os Embaixadores dos Estados-Membros do Grupo da SADC nos Estados Unidos da América reuniram hoje, 18, em Washington DC, em plenária, para fortalecer os laços diplomáticos, promover a cooperação regional e discutir assuntos de interesse mútuo. O encontro, que decorreu na Embaixada de Angola, na capital americana, foi marcado por discussões construtivas e avanços significativos sobre os interesses da SADC nos Estados Unidos.

Na abertura do encontro, presidido pelo Embaixador da República de Angola em Washington D.C, Agostinho Van-Dúnem, Presidente em exercício do Grupo, informou aos seus parceiros que a visita do Chefe de Estado Angolano à Casa Branca, em Novembro último, tratou de questões relevantes para os interesses de Angola e da SADC, entre os quais, o financiamento do Corredor do Lobito (PGII).

Durante o encontro, os Embaixadores fizeram o balanço do 20.º Fórum Anual da Lei de Crescimento e Oportunidades para África (African Growth and Opportunity Act, AGOA), em Joanesburgo, a capital económica da África do Sul. Na sequência deste encontro da África do Sul, o Grupo dos Embaixadores da SADC nos Estados Unidos da América manteve encontros com os Membros do Subcomité para Responsabilidade Fiscal e Crescimento Económico do Senado, em Washington DC, para advogarem junto da Casa Branca termos mais favoráveis do AGOA com uma maior extensão da sua vigência.

Os Embaixadores destacaram a importância da Lei de Crescimento e Oportunidades para a África (AGOA), um programa que desempenha um papel crucial no impulsionamento do comércio e desenvolvimento económico entre os Estados Unidos e os países africanos.

Os Embaixadores do Grupo da SADC em Washington DC reconhecem os benefícios mútuos da AGOA e expressaram o seu compromisso em fortalecer esta parceria comercial.

SADC Washington

A fim de facilitar a livre circulação dos cidadãos da SADC e dos Estados Unidos da América, os Embaixadores abordaram, também, a facilitação de vistos com as autoridades americanas, visando promover intercâmbios culturais, turismo e negócios. Os Embaixadores enfatizaram a importância de simplificar os procedimentos de visto para facilitar um ambiente propício para cooperação e intercâmbio.

O Encarregado de Negócios da África do Sul informou aos Embaixadores do Grupo da SADC sobre a queixa apresentada pela África do Sul no Tribunal Internacional de Justiça onde acusa Israel de crime de genocídio contra a Palestina.

O encontro decorreu sob um ambiente de diálogo construtivo visando não apenas fortalecer as relações bilaterais, mas, também, criar oportunidades para o crescimento compartilhado e a prosperidade.

Durante o encontro, foi decidido a criação do grupo que vai preparar as iniciativas para celebrar e promover o dia da SADC, marcado para 23 de Março.

Os Embaixadores expressaram condolências e solidariedade aos países da SADC que tem sido afectados por crises climáticas, inundações e a propagação da cólera, situações que causaram perda de vidas humanas, além de danos materiais.

Finalmente, o Grupo de Embaixadores da SADC felicitou os países da região que realizaram eleições pacíficas e, nalguns casos, a tomada de posse das novas entidades governamentais.