Secretary of Defense Lloyd J. Austin III official portrait session, July 6, 2023. (DoD photo by Chad J. McNeeley)

O secretário da Defesa dos Estados Unidos da América (EUA), Lloyd Austin, desembarcou, ao início da noite desta terça-feira (26), na capital angolana, onde, com as autoridades nacionais, vai trabalhar para o fortalecimento da cooperação e explorar caminhos para um maior intercâmbio militar entre os dois países.

A deslocação de Lloyd Austin ao país terá como ponto alto o encontro com o Presidente da República de Angola, João Lourenço.

A visita vai centrar-se na construção de relações de defesa mais fortes e na exploração de caminhos para uma maior cooperação militar entre os Estados Unidos da América e Angola.

A vinda a Angola enquadra-se num périplo por África, nomeadamente, que inclui o Djibouti e Quénia, com vista à sublinhar o compromisso do Departamento (Ministério) de Defesa dos EUA em reforçar as parcerias e aumentar a segurança regional no continente africano.

Trata-se da primeira visita de um secretário de Defesa dos EUA a Angola.

Em Abril de 2022, o ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, reuniu-se, em Washington, D.C., com o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, no quadro da cooperação bilateral.

No final do encontro, os dois países reafirmaram, numa Declaração Conjunta, o compromisso de fortalecer a cooperação bilateral no domínio da defesa, dando continuidade e em celebração ao quinto aniversário da assinatura do Memorando de Entendimento de 17 de Maio de 2017, entre o Ministério da Defesa Nacional de Angola e o Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América.

F69plsBXYAEa-bV