WhatsApp Image 2023-09-17 at 10.12.06 PM

O Embaixador angolano, Agostinho Van-Dúnem entregou hoje, Domingo (17), em Belmopan, Capital do Belize, a Governadora-geral, Froyla Tzalam, as Cartas Credenciais, documento que o habilita como Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Angola no Belize com o estatuto de não residente.

Após a cerimónia Agostinho Van-Dúnem, manteve um breve encontro com a governadora Froyla Tzalam, com quem abordou, assuntos atinentes as relações bilaterais, bem como temas candentes da actualidade internacional.

Belize, é um país localizado na costa nordeste da América central.

O país alcançou a sua independência à 21 de Setembro de 1981, mas mantém-se historicamente ligado ao Reino Unido da Grã-Bretanha como membro de pleno direito da Commonwealth.

É o único país da região que fala inglês, apesar da sua cultura estar bastante enraizada e contaminada pelos países da região, cuja língua é o espanhol.
A capital é Belmopan, que fica há 80 quilómetros da Cidade de Belize, a antiga capital, destruída por um furacão em 1961.

A economia de Belize baseia-se principalmente na incorporação de empresas offshore, na agricultura, na indústria de base agrária e no merchandising, com o turismo (em especial as áreas ligadas ao mergulho) e a construção que tem tido uma relevância econômica nos últimos anos.

O açúcar é o produto agrário mais importante e é responsável por quase metade das exportações, enquanto que a indústria da banana é o maior empregador do país. A produção de citrinos tem-se constituído numa indústria importante ao longo da estrada Hummingbird.

O governo de Belize é baseado no Sistema parlamentar britânico e a constituição de 1981 estabelece a existência de uma assembleia com duas câmaras compostas por deputados eleitos e senadores indicados em função da representatividade. Em ambos os casos, o mandato é de cinco (5) anos.

Assim sendo, e de acordo com a Constituição, Belize é uma monarquia parlamentar multipartidária e membro da Commonwealth. O Primeiro-ministro é o chefe do governo, e o governador geral é o chefe de Estado que representa o monarca britânico.

Depois da morte da Rainha Elizabeth II, o governo de Belize aprovou no ano passado uma lei que prevê a criação de uma comissão constitucional para estudar várias opções de reforma, incluindo a transformação do país numa república, até 2024.