WhatsApp Image 2023-09-15 at 12.56.50 PM

O Presidente da República, João Lourenço, defendeu esta sexta-feira, em Havana (Cuba), a necessidade de acesso dos países do Grupo 77+China ao financiamento de longo prazo em condições favoráveis de reembolso, para que possam investir nas principais infra-estruturas, tendo em vista o seu desenvolvimento.

O Estadista angolano discursava na Cimeira do G77+China, iniciada na capital cubana, tendo apontado as redes rodoviárias e ferroviárias, a produção e distribuição de água e energia, o saneamento básico, bem como redes de informação e comunicações, para que esses países realizem, algum dia, o sonho de se tornarem também industrializados.

Segundo João Lourenço, a unidade e solidariedade entre o grupo dos 77+China sobre questões de interesse comum nos debates e fóruns internacionais são essenciais para fazer avançar as legitimas aspirações de desenvolvimento dos seus povos e países.

Sublinhou que o grupo continuará a lutar por reformas profundas na arquitetura financeira internacional e da sua governação, através de uma representatividade justa nos principais organismos mundiais de tomada de decisão e elaboração de políticas.

Estas reformas, referiu, podem contribuir significativamente para melhorar o acesso dos países em vias de desenvolvimento a fontes de financiamentos seguros e previsível necessários ao inadiável investimento na ciência, tecnologia e inovação, incluindo as tecnologias de comunicação e informação que se afiguram como instrumentos fundamentais.

Isto, salientou, “para enfrentarmos os desafios globais e ajudar a impulsionar e a acelerar o ritmo da diversificação e transformação económicas, aumentar a produtividade e a competitividade, a fim de realizarmos os objectivos traçados  na agenda 2020/2030”.

O Presidente João Lourenço reforçou que estas nações saberão “encontrar as soluções e estrategias que nos levarão à concretização da nossa agenda de desenvolvimento”.

A Cimeira do Grupo dos 77+China decorre até sábado, na capital cubana (Havana), e tem o foco centrado no combate à pobreza nos países em desenvolvimento.

O evento conta com a presença de mais de 100 delegações de chefes de Estado e de Governo dos países do grupo e tem como tema "Desafios actuais do Desenvolvimento: Papel da Ciência, Tecnologia e Inovação", com sessões de trabalho distribuídas por dois dias.

Cuba preside, pela primeira vez, o grupo G77 que reúne países em desenvolvimento e 134 países membros da Organização das Nações Unidas (ONU).

WhatsApp Image 2023-09-15 at 12.56.47 PM